NERI: IMPULSIONANDO METODOLOGIAS PARA O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO
Resumen
O Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI) é uma rede acadêmica de várias universidades do país e do exterior das áreas de Ciências Sociais, Educação, Psicologia, Comunicação, Direito e História, que compartilha pesquisas sobre relações raciais e racismo. O presente relato de experiência refere-se ao período em que o NERI constituiu-se como projeto de extensão. Em termos metodológicos, o trabalho desenvolvido consiste em investir de modo pedagógico, estratégico e colaborativo no que a antropóloga France Winddance Twine chamou de Racial Literacy. Portanto, neste relato, são fundamentais as noções de letramento, letramento crítico e letramento racial crítico. Neste relato, elenca-se as ações formativas promovidas no Núcleo, como aulas públicas, palestras e com especialistas do país e do exterior, dando ênfase à troca de experiências, estimulando a implicação pessoal dos participantes em seus processos de racialização e na tomada de consciência de seus lugares sociais. Em seguida, tem-se o relato de experiência de letramento racial vivenciado pela bolsista do Núcleo, que narra sua trajetória como mulher negra, ressaltando o impacto do NERI nesse processo formativo. A partir disso, ela defende que as ações de letramento racial realizadas pelo projeto foram e são um instrumento potente para a compreensão estrutural e subjetiva dos processos de racialização. Portanto, entende-se a importância do NERI no estímulo à produção acadêmica sobre relações raciais, sobretudo seu potencial para impulsionar experiências de letramento racial em pessoas negras e não negras. Tem-se ainda, sua relevância na expansão das redes de ensino e pesquisa, que aprimora a circulação e fortalecimento das trocas de experiências e ideias entre membros e sociedade. Por fim, espera-se impulsionar ações coletivas e individuais, além de subsidiar políticas públicas de compromisso social com a transformação efetiva desta realidade aprisionada por um processo violento de racialização.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
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