REVISTA DE PSICOLOGIA: CONQUISTAS E DESAFIOS DO FORMATO ELETRÔNICO
Resumen
A Revista de Psicologia da UFC foi o primeiro periódico da área na região Nordeste. Fundada em 1983 e restaurada no ano de 2010 em formato eletrônico, sob ISSN 2179-1740, é publicada em um contexto de contínuo desenvolvimento digital e de democratização do conhecimento científico. Assim sendo, pretende-se neste trabalho tratar dos avanços realizados pela Revista, bem como discorrer sobre possibilidades de desenvolvimento no meio eletrônico abertas a este periódico. Com este fito, realizou-se pesquisa documental nas edições de 2010.1 a 2022.2. A pesquisa evidencia que a Revista, desde sua restauração em formato eletrônico, seguiu em permanente atualização, conquistando seis bases de dados (LILACS, Index Psi, MIAR, Sumários Org, NSD, CLASE), nove indexadores (LATINDEX, DIADORIM, ResearchBib, DOAJ, DRJI, EZB, DIALNET, Google Acadêmico, LatinREV) e quatro diretórios (REDIB, LIVRE, ERIH PLUS, I2OR), além da plataforma Qualis/CAPES. Disponibilizada na primeira edição apenas em PDF, está acessível, desde 2019.1, também nos formatos MOBI e EPUB, e no formato XML, desde 2022.1, adaptando-se à leitura de sistemas de processamento das bases e dos e-readers. Outra conquista para a Revista foi a aquisição pela UFC do código DOI (Digital Object Identifier) a partir da edição 2021.1, garantindo a permanência das publicações em meio digital, maior visualização e organização das citações. Mesmo com tantos resultados, além do seu acesso sem nenhum custo para leitores e autores, a inovação e expansão por meio da publicação contínua, a conquista de bases como a Scielo e a Scopus, e a busca de avanços em critérios da ciência aberta são ainda desafios para a Revista de Psicologia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.