A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC.

Autores/as

  • Felipe Bandeira da Silva
  • Bernadete de Souza Porto

Resumen

A disciplina de Didática está colocada estrategicamente no 4º semestre. Depois de três semestres onde são apresentadas as teorias da educação, ela vem apresentar o início da práxis, fazendo os discentes do curso entenderem qual o papel do professor em sala de aula. Na grade curricular do curso de Pedagogia, nos próximos semestres os discentes cursarão disciplinas onde construirão planos de aulas e sequencias didáticas. O objetivo deste trabalho é caracterizar o planejamento da disciplina Didática, analisando ideias referentes à formação do Pedagogo, descrevendo alguns impactos no desenvolvimento da aprendizagem estudantil. Ao final da disciplina é pedido que os alunos façam um plano de aula, para qualquer ano/idade/área de conhecimento, estando livres para refletir sobre as suas intenções enquanto pedagogo. Auxiliei os alunos nessa atividade e na busca de responder suas dúvidas observei que muitos estavam refletindo sobre possíveis estratégias de ensino, de acordo com o tipo de professor que pretendiam ser. Assim a construção do planejamento, ponto principal da disciplina, está sendo trabalhada de forma a preparar os estudantes não apenas para os próximos semestres, mas também para a vida profissional presente e futura. Mediante ao exposto percebemos a importância do professor, ao adentrar em sala, ter o planejamento como principal instrumento pedagógico. É impossível construir uma aula sem antes entender cada parte do processo de ensino. Conhecer os indivíduos, identificar seus objetivos, traçar uma metodologia adequada. Entender que a avaliação está presente em todo o processo de ensino e que ao final de cada aula, a avaliação deve ser um guia para que o professor possa seguir em frente com sua sequência didática ou mudar suas estratégias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência