ATLAS DIDÁTICO VIRTUAL DE ANATOMIA VEGETAL: EPIDERME

Autores/as

  • Andre Ribeiro Alves
  • Gino Coelho de Souza
  • Matheus Siebra Dias de Souza Oliveira
  • Arlete Aparecida Soares

Resumen

A epiderme é um tecido complexo responsável pelo revestimento primário do corpo das plantas, trocas gasosas, defesa contra herbivoria e absorção de água. Esse tecido tem origem na protoderme. A epiderme é formada por diversos tipos celulares e varia nos diferentes órgãos primários de acordo com habitats em que as plantas estão inseridas. As células justapostas que compõem esse tecido são denominadas ordinárias ou comuns e tem a função principal de revestimento. Porém, nesse tecido encontramos estômatos, células buliformes, tricomas tectores e secretores e idiolastos. O desenvolvimento do atlas didático virtual teve como objetivo a criação de uma ferramenta online que facilite a compreensão dos alunos sobre os tecidos e os diferentes órgãos das angiospemas. Aqui apresentamos a epiderme e algumas ninformações sobre suas respostas funcionais e adaptativas. Lâminas didáticas do Laboratório de Anatomia Vegetal utilizadas nas disciplinas dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia e Biotecnologia foram fotografadas em um microscópio de campo claro (LeicaDM40000) com sistema de captura de imagens. As imagens obtidas a partir desse laminário foram utilizadas para a produção de um Atlas Virtual Didático que ainda está em construção. Nesse tema epiderme, utilizamos plantas de várias famílias com o objetivo de mostrar a diversidade de células que compõem esse tecido e suas respectivas funções. Todas as características do tecido foram exibidas e definidas de acordo com a literatura. O Atlas Virtual constitui uma ferramenta importante para entender o corpo das angioespermas e é um facilitador de aprendizagem no ensino de Anatomia Vegetal. Além disso, é um material de apoio para os discentes dos diferentes cursos que fazem a disciplina no setor de Botânica do Departamento de Biologia/UFC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência