DESENHOS ESQUEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA PROFÍCUA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL – ÁPICE CAULINAR DE SOLENOSTEMUM THONN. (LAMIACEAE)
Resumen
Desenhos esquemáticos são representações estruturadas de células e estruturas de secções de materiais botânicos observados ao microscópio de luz. Tais desenhos tem por objetivo auxiliar a visualização e melhor identificação das lâminas utilizadas em aulas práticas, o que não é diferente das aulas das disciplinas que tem como tema central a Anatomia Vegetal. Visando o aprendizado dos alunos, no que diz respeito a compreensão das estruturas vegetais, o objeto de estudo (ápices caulinares de Solenostemum Thonn.) foi previamente preparado para ser observado ao microscópio óptico. Com auxílio de uma câmera digital para captura de imagem foram cerca de 10 imagens foram fotografadas de forma que o ápice caulinar fosse fotografato por completo. Com programas de edição de imagem, as imagens capturadas foram agrupadas em uma imagem única. A imagem foi então impressa (ampliada) em papel 50 x 70 cm e utilizada para esquematização do ápice caulinar. O esquema foi feito em papel vegetal, o qual foi colocado sob a imagem ampliada, a mão, em grafite 0,3 mm, em mesa de desenho acoplada com iluminação na parte inferior. Com o término do esboço feito em grafite, o desenho definitivo foi coberto com tinta Nanquim preta. Posteriormente, o desenho foi digitalizado e reduzido para ocupar o espáco de ½ folha de papel A4. O esquema foi distribuído aos alunos durante as aulas de Anatomia Vegetal para que os alunos identificassem as estruturas ou células já esquematizadas. Observou-se que essa técnica foi bastante eficaz na didática em sala de aula e no desempenho dos estudantes, haja vista que, com o desenho pronto houve diminuição nas dúvidas durante a identificação, assim redução no tempo de observação/esquematização do material. Conclui-se que os desenhos esquemáticos são de suma relevância, tanto para auxiliar na didática em sala de aula como também no desenvolvimento dos alunos na disciplina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.