LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO DAS LÂMINAS DE HELMINTOS UTILIZADAS PARA FINS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA DOS CURSOS DE SAÚDE
Resumen
O ensino de parasitologia envolve o uso de microscópios ópticos para o estudo apurado da morfologia de protozoários, helmintos e artrópodes, mediante a análise de lâminas. Esse sistema de aprendizado compreende uma abordagem prática em que os alunos observam a morfologia do parasito em estudo. Com o advento da pandemia de Covid-19, devido às aulas remotas, esse contato com as lâminas ficou impossibilitado, o que levou à necessidade de se fazer um registro desse material. Assim, diante dessa necessidade, e com o propósito de melhorar o aprendizado dos alunos das disciplinas de Parasitologia dos cursos de saúde da UFC, esse trabalho objetivou fazer um levantamento fotográfico das lâminas de helmintos utilizadas para fins didáticos. Para tanto, foram realizadas fotomicrografias com câmera de smartphone acoplada ao microscópio, utilizando objetivas em diferentes aumentos (4x, 10x, 40x e 100x). A morfologia dos grupos de helmintos foi registrada em diferentes estágios do ciclo evolutivo (ovos, larvas e adultos machos e fêmeas). Como resultados, foram fotografadas, ao todo, 36 lâminas. As fotografias foram organizadas em um arquivo e subdivididas de acordo com as espécies de cada grupo. Foram arquivadas 26 imagens do grupo de nematódeos das espécies Ancylostoma duodenale, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Strongyloides stercoralis e Trichuris trichiura. Em relação aos platelmintos, foram arquivadas 10 fotos das espécies de Schistosoma mansoni, Taenia solium e T. saginata. O presente trabalho foi inédito, uma vez que, apesar de ser comum aos alunos fotografarem as lâminas nas aulas práticas, o setor de Parasitologia do Departamento de Patologia e Medicina Legal não possuía fotos arquivadas das lâminas de helmintos. Ademais, destaca-se que tal trabalho possui possibilidade de, posteriormente, servir como fonte de material para a confecção de um atlas de parasitologia, para disponibilização aos alunos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.