O PAPEL DO MONITOR NA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA HOSPITALAR DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FACED/UFC

Autores/as

  • Vitoria de Carvalho Uchoa
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumen

Regido pela Resolução nº 08/CEPE, de 26 de abril de 2013, que dispõe sobre a regulamentação do Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o PID é concebido como uma ação didático-pedagógica institucional desenvolvida no âmbito das diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dentre elas a UFC. Este programa dá-se por meio da colaboração docente-aluno nos componentes curriculares, de modo a ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira acadêmica. O tema desta pesquisa é sobre a contribuição da experiência de monitoria para uma formação mais consistente do estudante-monitor. Assim, a escolha do objeto de estudo deste trabalho justifica-se através da experiência de monitoria vivenciada pela autora, de modo a fomentar o interesse pelas possibilidades advindas da atividade de monitoria para sua prática de docência. A problematização da pesquisa se pautou em averiguar os seguintes aspectos: como acontece a monitoria na disciplina de Pedagogia Hospitalar no curso de pedagogia na Facudade de Educação (FACED/UFC) e de que forma a monitoria auxilia na formação inicial do discente de Pedagogia para o exercício da sua docência. Sendo assim, temos como objetivos analisar a importância da monitoria para o exercício da docência, durante a formação inicial do discente de Pedagogia, além de identificar as ações realizadas pelo monitor na disciplina de Pedagogia Hospitalar. Nesta pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa, descritiva e participante. Vale ressaltar que empregamos como metodologia o método técnico bibliográfico com consulta a fontes teóricas, legislações e documentos diversos. Temos como aporte teórico a Resolução nº 08/CEPE, de 26 de abril de 2013; Nóvoa (1992); Freire (1996). Nossos resultados apontaram que monitor exerce um papel importante em sala de aula, sendo muitas vezes o intermédio do aluno com o professor. Concluímos que a monitoria lapida a prática docente do aluno-monitor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência