RACIONALIDADE ECONÔMICA: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES SEGUNDO A ECONOMIA COMPORTAMENTAL.
Resumen
Na teoria econômica afirma-se que os agentes econômicos agem de acordo com os seus próprios interesses, de forma egoísta e individualista, visando apenas maximizar sua satisfação. No decorrer dos anos, acreditou-se que o consumidor, o homu economicus, maximizava sua própria utilidade em função de uma restrição orçamentária, ordenando suas preferências de consumo com uma racionalidade ilimitada. Entretanto, diante dos estudos sobre a Economia aliada a Psicologia, notou-se que nem sempre os indivíduos tendem a tomar decisões coerentes e lógicas como a economia tradicional apontava. Surgiu a economia comportamental, com o intuito de investigar o processo decisório e a racionalidade dos indivíduos, o que revelou que os agentes reagem de forma inesperada em situações que envolvam incerteza e risco, evidenciando que a racionalidade econômica era limitada. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo decisório dos indivíduos e seus comportamentos frente às sentenças as quais são influenciados pelo meio e a situação em que se encontram. Metodologicamente, aplicou-se um questionário, ferramenta do Google Forms, contendo sete perguntas com o intuito de investigar a reação dos agentes. O objetivo das perguntas era avaliar tópicos discutidos na Economia Comportamental, como Efeito Dotação, Teoria da Perspectiva, Aversão à Perda, e o Jogo do Ultimato, um experimento comportamental à luz da teoria dos jogos. O questionário alcançou uma amostra de 94 respostas e pôde concluir que os indivíduos tomam decisões com base nas informações disponibilizadas e como estas são organizadas. Além disso, no tópico de aversão à perda, revelou-se que para os agentes econômicos as perdas têm valor superior aos possíveis ganhos, principalmente, quando envolvem suas dotações. Por fim, evidenciou-se que os indivíduos não se comportam desejando apenas satisfazer seus interesses, existem outros fatores que influenciam nas suas decisões, como noções de justiça e sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.