RECICLAGEM DE CHUMBO DE RESÍDUOS DE AULAS PRÁTICAS
Resumen
Visando o aprendizado dos discentes, as aulas de Química inorgânica experimental oferecem uma gama de experimentos como, por exemplo, o uso de metais tóxicos como o chumbo. Porém os resíduos produzidos durante as práticas podem oferecer riscos tanto a humanos quanto a vida aquática caso não sejam descartados de forma apropriada. Além disso, o descarte de um rejeito contendo metais pode não ser tão simples, sendo necessário o seu armazenamento e posterior busca por uma solução deste problema. Para o presente trabalho, foi utilizado uma alternativa viável e de baixo custo para recuperação de chumbo (Pb) de uma mistura sólido-sólido de Pb e magnésio (Mg) que seria resultante de um experimento em que se usa a reação do Mg com uma solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2. O procedimento experimental consistiu no uso de amostras de 2,000 g e 0,234 g de Pb e Mg respectivamente, misturadas em um béquer de 100 mL. Foram adicionados a mistura de Mg e Pb, 20 mL de H2SO4 3 mol·L-1 para dissolver o Mg da mistura, e o procedimento foi repetido mais uma vez a fim de assegurar que o Mg da mistura havia reagido por completo com o H2SO4. Após o descarte do sobrenadante, o Pb, um metal que não reage com H2SO4 3 mol·L-1, foi lavado com 3 porções de 10 mL de água destilada. Em seguida, o Pb purificado foi tratado com 20 mL de HNO3 6 mol·L-1 a 70 oC, sob agitação, até a formação de um precipitado branco. Após filtração à vácuo o sólido foi seco em estufa a 110 oC. O composto foi caracterizado como [Pb(NO3)2] pela sua elevada solubilidade em água, insolubilidade em HNO3 concentrado e pelo precipitado amarelo de PbI2 resultante da reação com KI. O rendimento médio obtido para as recuperações foi de 74,20%. Esse procedimento deve ser inserido como uma prática de laboratório, pois além do aspecto ecológico ilustra conteúdos como reatividade de diferentes metais com diferentes ácidos, filtração a vácuo e análise inorgânica qualitativa.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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