DA ESCOLA DE SAMBA AO SAMBA NA ESCOLA: O SAMBA DE ENREDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA.

Autores

  • Francisco Fabio Martins Fernandes
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

As aulas de História da África e afro-brasileira representam um desafio para os docentes. Durante algum tempo promoveu-se, nos meios escolares, um estudo de História da África muito restrito à História da escravidão e atrelada às contribuições desses povos na formação do Brasil. No entanto, novos olhares e abordagens sobre o tema, estão sendo suscitados nos espaços educacionais, sobretudo após a promulgação da (Lei 10.639/03) que altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação, incluindo no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade do estudo dos temas de História e Cultura Afro-brasileira e africana. Tentaremos responder ao leitor, inquietações referentes à História da África e afro-brasileira, suscitadas a partir da análise dos sambas de enredos destacados neste artigo. O samba de enredo – letra, enredo e alegoria -, jornais, fotos dos desfiles, foram utilizados como fontes de problematização deste trabalho. No ano de 1976, a gravadora “Som Livre”, lançava um LP intitulado: “História Do Brasil Através Dos Sambas De Enredo - O Negro No Brasil”. Nesse álbum, foram reunidos doze sambas de enredo que compreendem entre anos de 1957 a 1976. O título do vinil já é bastante sugestivo a problematizações, nos convida a refletir a história do Brasil a partir de outra fonte, que não seja somente o livro didático, e sob outro prisma. Os sambas de enredo que embalam o álbum musical, fazem parte de uma seleção de enredos, cujo os temas remetem-se às populações africanas e afro-brasileiras. Várias escolas de samba trataram desse tema, seria necessária uma grande quantidade de compilados musicais para que se pudesse abranger a vastidão de samba de enredo que se referem aos negros no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Fabio Martins Fernandes, F., & Carla Sabino Fernandes, A. (2022). DA ESCOLA DE SAMBA AO SAMBA NA ESCOLA: O SAMBA DE ENREDO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1985. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89127

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação