O ABASTECIMENTO ALIMENTAR EM FORTALEZA (CE) A PARTIR DA DINÂMICA DOS PRODUTOS HORTIFRUTI E DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO CEARÁ S/A (CEASA-MARACANAÚ)
Resumen
A Central de Abastecimento do Ceará (CEASA/CE) localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no município de Maracanaú, foi fundada em 1972, apresenta-se como um dos principais atores para que possamos pensar sobre o abastecimento alimentar das cidades da RMF. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o processo do abastecimento alimentar em Fortaleza (CE), a partir da dinâmica dos produtos hortifruti e da Central de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-Maracanaú). As análises têm como base a compreensão da dinâmica do segmento hortifruti a partir da central de abastecimento, ponto de convergência, distribuição e comercialização para os principais equipamentos de abastecimento desses produtos como feiras, mercadinhos, mercados públicos e rede de supermercados. A metodologia de pesquisa é de natureza quali-quantitativa com destaque para revisão bibliográfica, análise documental, levantamento de dados secundários e o levantamento de dados primários. Têm sido realizados trabalhos de campo e aplicação de entrevistas com os agentes envolvidos no setor hortifruti na CEASA/CE, Mercados e Redes de Supermercados de Fortaleza e Região Metropolitana. Como critérios de investigação foram selecionados os dez principais produtos ofertados na Central de Abastecimento que são comercializados e abastecem a metrópole de Fortaleza, dos quais investigamos suas origens e destino. Os resultados iniciais da pesquisa indicam que entre os principais produtos ofertados considerando as médias históricas são: laranja, banana, batata, tomate, cebola, mamão, melancia, goiaba, maçã e abacaxi que representam 70% da oferta média de 397 mil toneladas ao ano. A CEASA-CE ainda desempenha um forte papel no abastecimento dos produtos in natura de Fortaleza beneficiando os produtores de agricultura familiar, feirantes e pequenas mercearias e redes locais de supermercado, apesar do crescente e forte monopólio das redes de supermercado.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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