PLACAS BBC:MICROBITS NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumen
Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2019, apontaram que 67% dos discentes entre 14 e 17 anos têm desempenho crítico na disciplina de matemática, sendo que apenas 6% desses estudantes são considerados em nível adequado. Tais percentuais corroboram com os desafios relacionados ao ensino de matemática no ensino médio (GOMES 2021; NETO, 2022). Esta pesquisa tem por objetivo entender como a robótica educacional, mediante o uso de simuladores de placas BBC Micro:bits, alicerçada na aprendizagem baseada em problemas, pode favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional, tendo em vista a compreensão de conceitos matemáticos por estudantes do 1º ano do ensino médio. Metodologicamente, uma pesquisa de perspectiva etnográfica foi conduzida junto a 39 estudantes de uma escola de ensino médio em Fortaleza-CE. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes quanto à resolução dos desafios propostos, que frutificaram numa sequência metodológica a qual propiciou não somente a aprendizagem de representações de números racionais, efetuar cálculos, corretos e justificados, com potências (inteiras e racionais) de números reais e relacionar retas no plano ao lugar geométrico de soluções de uma equação linear como também a ampliação do raciocínio lógico do corpo discente e o desenvolvimento do pensamento computacional. Nessa perspectiva, possibilidades metodológicas emergiram tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem pelos estudantes, já que, de forma momentânea, a robótica os serviu como instrumento de contextualização da linguagem matemática. Ademais, este estudo também viabilizou outras aplicações interdisciplinares das placas BBC Micro:bits, haja vista o potencial da robótica em romper as fronteiras da área de conhecimento previamente esperada, no caso, a matemática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.