UM RODAPÉ DE SENSIBILIDADES TORPES: AS RELAÇÕES ENTRE FOLHETINS E FAIT-DIVERS NOS JORNAIS FORTALEZENSES (1860-1890)
Resumen
É nosso objetivo analisar como dentro dos jornais locais, na segunda metade do século XIX, constituíram-se espaços e fórmulas narrativas específicas para lidar com o crime. Procuramos destacar como a produção discursiva sobre a violência alcançou uma considerável diversidade de gêneros textuais nos periódicos desse período. Para tanto, destacamos a significativa produção de folhetins com temática próxima a dos fait divers criminais. Intentamos perceber no crescimento desse gênero e na sua proximidade pontual com as notícias sobre atos violentos, uma apreciação dessas narrativas macabras junto a um público leitor ainda incipiente da época. Desse modo, buscamos discutir como o gênero do folhetim, então em ascensão dentro dos jornais, buscava se apropriar de características, temas e fórmulas narrativas de outros tipos textuais como recurso narrativo. Percebemos essa produção narrativa do crime enquanto um híbrido literário e factual que se utilizava de um recurso comum às notícias criminais para causar comoção, choque, perplexidade, entretendo, assim, um público com certo gosto diferenciado pelo macabro. Através da análise da documentação (jornais) percebemos como se elaborava, nas folhas locais, outros usos sobre o crime e suas marcas na trama social. Entendemos, por fim, que tanto os folhetins como os fait divers renovavam e reapresentavam ao público outras formas relatar atos infames. A fase atual da pesquisa resultou, portanto, na percepção dos jornais, por meio dos folhetins enquanto espaço de elaboração e colaboração entre os discursos jornalístico e o literário. Assim, nossa intenção é problematizar o quanto a fabricação e a circularidade desse gênero narrativo revela sobre o próprio caráter violento da sociedade local e como esta tentava lidar com isso, para além dos discursos tradicionais, das normas ou das leis.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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