A CRIAÇÃO DE UM PERFIL DO ESTUDANTE RECÉM-INGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO DA UFC COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DIMINUIÇÃO DA EVASÃO.

Autores

  • Giselle Maria Teixeira Pimentel
  • Maria Eliane Soares Ferreira
  • Jose Arimatea Barros Bezerra

Resumo

É muito comum que, ao ingressarem na faculdade, os jovens se deparem com uma realidade muito diferente da qual estavam acostumados no ensino médio. Esta realidade pode muitas vezes desmotivar estes estudantes, que acabam por abandonar o curso. Considerando os altos níveis de evasão observados nos cursos de Pedagogia, vimos a importância de levantar um perfil destes estudantes que sirva para, em seguida, desenvolver atividades específicas para esse público-alvo que ajudem a reduzir os impactos desta realidade que os mesmos terão que encarar e, como consequência, tornar o curso mais atrativo, lúdico e motivador. Objetivo: Este projeto visa levantar um perfil dos estudantes recém-ingressos que servirá como base para a elaboração de atividades voltadas à diminuição da evasão nos cursos presenciais de Pedagogia. Metodologia: Aplicação de questionários com os alunos dos primeiros semestres diurno, com perguntas socioeconômicas e com relação às expectativas quanto ao curso. Resultados: Reunimos o total de 27 questionários respondidos pelos alunos recém ingressos do curso de Pedagogia diurno. Ao analisarmos os resultados, pudemos constatar que trata-se de uma turma jovem, com a grande maioria tendo entre 16 e 20 anos. A turma quase que unanimemente demonstrou interesse por bolsas remuneradas e este fator vem em decorrência de que a renda média per capita destes estudantes é, em sua maioria, de até um salário mínimo; e de que apenas 3 destes exercem alguma atividade remunerada e nenhuma delas tem relação com a área pedagógica. Deste modo, fica clara a necessidade de atividades que envolvam os estudantes no mundo acadêmico. Ainda se faz necessária uma maior inserção destes em atividades onde possam aplicar a teoria estudada em sala de aula, bem como reconhecer-se na figura de futuro docente. É válido todo empenho a fim de que se diminuam os impactos da mudança da realidade do ensino médio para a universidade, de forma a reduzir a evasão tão presente nestes cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Teixeira Pimentel, G. M., Soares Ferreira, M. E., & Barros Bezerra, J. A. (2017). A CRIAÇÃO DE UM PERFIL DO ESTUDANTE RECÉM-INGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO DA UFC COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DIMINUIÇÃO DA EVASÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4314. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29338

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação