A CRIAÇÃO DE UM PERFIL DO ESTUDANTE RECÉM-INGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO DA UFC COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DIMINUIÇÃO DA EVASÃO.
Resumo
É muito comum que, ao ingressarem na faculdade, os jovens se deparem com uma realidade muito diferente da qual estavam acostumados no ensino médio. Esta realidade pode muitas vezes desmotivar estes estudantes, que acabam por abandonar o curso. Considerando os altos níveis de evasão observados nos cursos de Pedagogia, vimos a importância de levantar um perfil destes estudantes que sirva para, em seguida, desenvolver atividades específicas para esse público-alvo que ajudem a reduzir os impactos desta realidade que os mesmos terão que encarar e, como consequência, tornar o curso mais atrativo, lúdico e motivador. Objetivo: Este projeto visa levantar um perfil dos estudantes recém-ingressos que servirá como base para a elaboração de atividades voltadas à diminuição da evasão nos cursos presenciais de Pedagogia. Metodologia: Aplicação de questionários com os alunos dos primeiros semestres diurno, com perguntas socioeconômicas e com relação às expectativas quanto ao curso. Resultados: Reunimos o total de 27 questionários respondidos pelos alunos recém ingressos do curso de Pedagogia diurno. Ao analisarmos os resultados, pudemos constatar que trata-se de uma turma jovem, com a grande maioria tendo entre 16 e 20 anos. A turma quase que unanimemente demonstrou interesse por bolsas remuneradas e este fator vem em decorrência de que a renda média per capita destes estudantes é, em sua maioria, de até um salário mínimo; e de que apenas 3 destes exercem alguma atividade remunerada e nenhuma delas tem relação com a área pedagógica. Deste modo, fica clara a necessidade de atividades que envolvam os estudantes no mundo acadêmico. Ainda se faz necessária uma maior inserção destes em atividades onde possam aplicar a teoria estudada em sala de aula, bem como reconhecer-se na figura de futuro docente. É válido todo empenho a fim de que se diminuam os impactos da mudança da realidade do ensino médio para a universidade, de forma a reduzir a evasão tão presente nestes cursos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Teixeira Pimentel, G. M., Soares Ferreira, M. E., & Barros Bezerra, J. A. (2017). A CRIAÇÃO DE UM PERFIL DO ESTUDANTE RECÉM-INGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO DA UFC COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES VOLTADAS À DIMINUIÇÃO DA EVASÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4314. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29338
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.