PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TUTORIAIS PARA O PROJETO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DA DISCIPLINA DE HIDROLOGIA
Resumo
A hidrologia é uma ciência destinada ao estudo das águas, avaliando sua ocorrência, circulação, distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente. A disciplina de hidrologia é fundamental e requisito obrigatório para formação do engenheiro ambiental e civil. Contudo, observou-se que o método tradicional de ensino apresenta-se de forma ineficiente, pois o aluno apenas assistindo às aulas e praticando os exercícios em momentos posteriores a sala de aula tem uma redução na intensidade das trocas de conhecimento com o professor, possibilitando uma baixa motivação e não fixação do conteúdo proposto. Outro problema analisado foi à dificuldade na execução do projeto de delimitação de uma bacia hidrográfica, onde os alunos utilizam os conceitos teóricos em uma aplicação prática de engenharia. Desta forma, o Projeto AMANA desenvolveu uma solução em que consiste no estudo da base conceitual em casa por meio de vídeoaulas, e o tempo em sala de aula é destinado para discussões e atividades práticas. Esse conceito de ensino é denominado sala de aula invertida. Nesse trabalho, o Projeto AMANA contou com a parceria de membros do Programa de Educação Tutorial – PET da Engenharia Ambiental para a realização de vídeoaulas tutorial voltadas para a produção do projeto de delimitação da bacia hidrográfica. Foram realizados 6 vídeos tutoriais divididos em módulos: i) Noções do SIG e instalação do Software, ii) Tratamento do MDE e obtenção de dados georreferenciados, iii) Ferramentas do GRASS, iv) Traçado Automático da Bacia Hidrográfica, v) Traçado Manual da Bacia Hidrográfica, e vi) Cálculos do Projeto. Assim, esse trabalho buscou ajudar de forma a ser um material complementar para disciplina de hidrologia, ficando uma contribuição tanto para os alunos que cursam a disciplina atualmente quanto para as gerações futuras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Aguiar de Freitas, A. G., Filho, F. de A. S., & Nunes, A. B. de A. (2017). PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TUTORIAIS PARA O PROJETO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DA DISCIPLINA DE HIDROLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4631. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29655
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.