A EFICÁCIA DO TEATRO EM SALA DE AULA.

Autores

  • Emanuelly da Silva
  • Jessica Miranda Abreu

Resumo

O presente trabalho trata da importância do teatro nas escolas, não somente para o conteúdo de artes, mas também para todas as áreas do conhecimento, rompendo o conceito arcaico de que o teatro é apenas para formação de atores. Trabalhando a inclusão do teatro em sala de aula a partir das séries iniciais, como por exemplo, em aulas de matemática, explicando os princípios básicos por meio de peças teatrais, em aulas de história para ilustrar os acontecimentos históricos interpretando personagens dentre muitas outras formas de implementação do teatro em sala de aula. Estimulando assim o trabalho em grupo, aumentando dessa forma, o envolvimento e consequentemente o aprendizado dos alunos. Pode-se observar que o método é eficaz, pois em pesquisa com os alunos que visitaram a Seara da Ciência e assistiram uma apresentação de teatro cientifico, ficou clara a contribuição das artes cênicas para a maior compreensão do que era mostrado. Ao questionar alguns deles sobre o que haviam entendido, obteve-se um retorno positivo, uma vez que foi relatado que era bastante divertido ver os atores ilustrando o que eles, discentes, haviam aprendido na sala de aula, e que seria bem mais claro se aquele mesmo método fosse aplicado de forma mais rotineira. Conclui-se, portando, que o teatro traz consigo grandes contribuições para a sala de aula, tornando real aquilo que antes era só falado, resultando em uma maior interação entre os alunos e em uma melhoria na relação docente-discente. Desse modo, o ato de aprender fica mais divertido, sem perder, entretanto, sua seriedade, o que acaba por melhorar a compreensão dos assuntos, além de ser possível trabalhar o lado social e cultural dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Emanuelly da Silva, & Abreu, J. M. (2017). A EFICÁCIA DO TEATRO EM SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4825. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29849

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica