ACESSIBILIDADE NA VIDA ACADÊMICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DE VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO.
Resumo
Desde 2010 a Universidade Federal do Ceará vem realizando, através Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui ações promotoras de inclusão para pessoas com deficiência esse contexto foi criada dentro da referida Secretaria a Divisão de Produção de Material Acessível, um trabalho realizado em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC, que através da digitalização e edição de livros didáticos, possibilita que alunos que tenham deficiência visual recebam o material em formato acessível, que é um direito básico necessário para a vida acadêmica. Contudo, é primordial para o estudante conhecer e ter domínio das tecnologias assistivas que servem como ferramenta de alcance para o conteúdo intelectual destes materiais adaptados. Este relato tem como finalidade evidenciar a contribuição das vivências na Secretaria de Acessibilidade como bolsista, que suscitaram o debate a respeito da situação do conhecimento digital dos alunos com deficiência visual, tendo em vista que este é indispensável para uma concreta tentativa de inclusão na Universidade. O que culminou com a proposta de um estudo que tem como propósito investigar a possibilidade de desenvolver um plano metodológico que capacite estes alunos a exercer com eficácia o usufruto dos espaços virtuais. Após aplicação de pré-teste, realizado com técnicos servidores da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, como também com pessoas que são usuárias do serviço prestado por esta pode-se perceber a necessidade da referida capacitação, como também a adequação dos ambientes digitais acadêmicos aos requisitos de acessibilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Freitas, I. B., & Sousa, C. dos S. (2017). ACESSIBILIDADE NA VIDA ACADÊMICA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DE VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4876. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29900
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.