ANÁLISE DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE VIAS PAVIMENTADAS COM O USO DE SMARTPHONES
Resumo
Obter dados de irregularidade longitudinal em rodovias é importante para facilitar tomadas de decisões sobre estratégias de manutenção e reabilitação, além de auxiliar nas medições das condições funcionais dos pavimentos e nos custos operacionais veiculares. A irregularidade longitudinal pode ser definida como o conjunto dos desvios de sua superfície, em relação a um plano de referência, que afeta o movimento dos veículos e a qualidade do rolamento. Este estudo objetiva comparar o índice internacional de irregularidade – IRI (International Roughness Index) de vias pavimentadas, obtido por intermédio de sensores presentes em smartphones, com o VSA (Valor de Serventia Atual), que consiste em uma medida subjetiva das condições de superfície de um pavimento especificada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Atualmente, um dos equipamentos mais utilizados para identificar este parâmetro é o perfilômetro inercial a laser, porém devido ao alto custo para sua aquisição, coleta e análise de dados, além da necessidade de mão-de-obra qualificada, torna-se onerosa uma frequente coleta de dados. Desse modo, o uso de smartphones vem como uma alternativa promissora, devido ao seu baixo custo, velocidade na obtenção de resultados e a possibilidade de coleta de dados por qualquer pessoa minimamente capacitada, possibilitando, assim, um maior monitoramento nas vias pavimentadas. Foram realizados, para esta pesquisa, levantamentos na Avenida Senador Carlos Jereissati, em Fortaleza, obtendo valores de IRI por meio de um aplicativo para smartphones, o qual foi comparado com o VSA determinado na mesma avenida. Os resultados da análise mostraram uma satisfatória correlação linear entre estes dois índices, que remete a potencial utilização de smartphones para avaliar a irregularidade longitudinal em pavimentos flexíveis rodoviários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo de Carvalho, A. L., Maia dos Santos, M., Gomes dos Santos, E., & Lacerda de Oliveira, F. H. (2017). ANÁLISE DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE VIAS PAVIMENTADAS COM O USO DE SMARTPHONES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4889. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29913
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.