ANÁLISE DO TEMPO DE ESPERA PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM 2017 NO ESCRITÓRIO DE TECNOLOGIA SOCIAL (TB00.2005.TG.0062)

Autores

  • Guilherme Santos Oliveira
  • Paula Lima Sombra GirÃo

Resumo

Fundado em 2006, o Escritório de Tecnologia Social (ETecS) elabora projetos de regularização fundiária, construção e reforma voltados para a população de baixa renda na cidade de Fortaleza-CE. Verificou-se que algumas solicitações tinham uma demora discrepante para serem visitadas em relação às demais, além de outras apresentarem essa demora na finalização do seu projeto de planta baixa e memorial descritivo. O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer o tempo médio que os projetos de regularização levam para serem terminados, desde a solicitação até a entrega, verificando solicitações com uma maior discrepância em relação à média de tempo para as visitas e para a finalização do projeto. Têm-se como objetivos específicos investigar quais os principais fatores que agravam esse tardamento das visitas de alguns solicitantes, localização dos mesmos no mapa de Fortaleza e os principais efeitos da demora no término de certas solicitações. Esta análise foi baseada numa planilha de acompanhamento de projetos, bem como considerou dados das ferramentas Trello e Google Maps. Após a análise, verificou-se que o tempo médio para a visita aos solicitantes sem nenhum contratempo foi por volta de um mês ou menos; para os casos em que ocorriam problemas relacionados ao solicitante - não atendimentos de ligações, problemas pessoais, problema de falta de dados - o tempo médio foi de em torno de 4 meses. Observou-se que as solicitações com maior demora para realização localizavam-se nas seguintes áreas: grande Messejana, parte litorânea e a periferia sul de Fortaleza. Com relação ao tempo para finalização dos projetos, o prazo estipulado para um projeto de regularização, desde o seu início após a visita até a assinatura, é de 15 dias, porém a média para projetos em atraso é de 20 dias, sendo a principal causa falta de dados para o projeto (76,5%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Oliveira, G. S., & Sombra GirÃo, P. L. (2017). ANÁLISE DO TEMPO DE ESPERA PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM 2017 NO ESCRITÓRIO DE TECNOLOGIA SOCIAL (TB00.2005.TG.0062). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4895. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29919

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica