ANÁLISE TEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) foi criado pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) em 2001, dispondo inicialmente do curso de Mestrado, e sucessivamente, sendo realizada a criação em 2008 do curso de Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais. A produção e a difusão do conhecimento científico possui uma importância relevante para a utilização e manejo dos ecossistemas. Apesar disso, informação sobre o perfil das pesquisas produzidas pelo programa é escasso. O trabalho tem como objetivo analisar as temáticas de pesquisa das dissertações e teses produzidas pelo PPGCMT e a partir disso identificar quais são as áreas mais exploradas pelos pesquisadores. Neste estudo foram analisadas 96 dissertações e 78 teses de doutorado, entre anos de 2012 e 2017, e classificadas em cinco áreas: 1) Pesca e Aquicultura; 2) Contaminação e Poluição, 3) Oceanografia Física, Química e Geológica, 4) Ecologia; e 5) Gestão e Conservação Ambiental. Os resultados indicam que a temática Ecologia com 36,6% foi a mais frequente nas pesquisas do PPGCMT, seguida das temáticas Contaminação e Poluição com 22,7%. As temáticas com menor número de trabalhos de conclusão foram Gestão e Conservação Ambiental e Pesca e Aquicultura com 13,4%, em ambos. A alta frequência de dissertações e teses em determinadas áreas como Ecologia reflete o perfil do corpo docente do programa de pós-graduação e, consequentemente, as orientações aos discentes. Os resultados fornecem um panorama importante para o planejamento estratégico do PPGCMT visando sua internacionalização, melhoria das atividades de pesquisa e homogeneização das linhas de pesquisa.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Tavares de Carvalho, G., Morais Silva, H. P., & Soares, M. de O. (2017). ANÁLISE TEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4901. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29925
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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