ATIVIDADE MOTORA E OBESIDADE NA INFÂNCIA
Resumo
Introdução: A realização de atividades físicas durante a infância é um fator determinante para desenvolvimento da criança. Portanto, sua ausência, geralmente, associada a outros fatores, como o consumo de alimentos calóricos, poderá gerar alterações metabólicas no organismo da criança que tendem a perdurar durante a fase adulta, sendo a obesidade, a principal delas. Objetivos: Revisar estudos que abordem a relação entre a prática de atividade física e a obesidade em crianças. Metodologia: Foi realizada uma busca na base de dados SciELO, analisando os artigos escritos na língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2007 e 2017. Foram usados os seguintes descritores: "atividade física", "atividade motora", "infância", "infantil", "obesidade", "sobrepeso". Resultados: Foram encontrados diversos estudos abordando essa temática. Pesquisas afirmam que o sedentarismo ou baixo nível de atividade física em crianças está associado a diversos fatores, como o horário em que frequentam a escola e a disponibilidade de locais adequados a prática dessas atividades. Sua prevalência é maior em crianças do sexo feminino, sendo, portanto, os meninos mais ativos. Além disso, também é possível observar que a principal causa da grande e crescente taxa de sedentarismo em crianças é o comportamento infantil moderno, isto é, as crianças despendem muito tempo vendo televisão e jogando video games. Com isso, há um aumento do peso corporal que além de ser algo determinado pela genética, pode ser desenvolvido pela inatividade física. No caso das crianças, os pais possuem um papel importante, pois assumem a função de influenciadores na formação do comportamento e estilo de vida de seus filhos. Conclusão: A falta de atividade física e a obesidade infantil estão diretamente associados, visto que crianças sedentárias são mais propensas ao ganho de peso corporal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Dantas da Silva, C. B., & Campos, L. de A. (2017). ATIVIDADE MOTORA E OBESIDADE NA INFÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4934. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29958
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.