AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DERIVADOS DO LAPACHOL FRENTE A ISOLADOS DE CANDIDA SPP. RESISTENTES AO FLUCONAZOL

Autores

  • Luana Silva dos Santos
  • Paulo Roberto do Nascimento Oliveira
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

As infecções fúngicas oportunistas passaram a ter grande importância nas últimas décadas, por representarem um grave problema de saúde com elevadas taxas de morbidade e mortalidade. A candidíase é a infecção fúngica que tem sido mais documentada, esta é causada por um fungo do gênero Candida, sendo a Candida albicans a espécie que mais frequentemente provoca a infecção no ser humano. O número limitado de antifúngicos disponíveis no mercado quando comparado aos agentes antibacterianas, bem como o aumento da frequência de resistência de espécies de Candida, evidenciam a necessidade da busca por novas estratégias terapêuticas. Os produtos naturais ganham destaque, dentre eles os derivados do lapachol, nos quais inúmeros trabalhos já mostram suas diferentes atividades biológicas, incluindo antifúngica. Desse modo, o presente trabalho busca averiguar a atividade antifúngica da β- lapachona e da nor-β-lapachona (derivados do lapachol) frente a isolados de Candida spp. na sua forma planctônica e biofilme, que foram induzidas in vitro a resistência ao fluconazol. Para esse fim, os ensaios para avaliação do efeito antifúngico sobre células planctônicas foram realizados pelo método de microdiluição em caldo (M27-A3) e a avaliação do efeito antifúngico sobre biofilme formado pelo método de redução do sal de tetrazólio (MTT). Os resultados obtidos mostraram que tanto a nor-β-lapachona, como a β- lapachona, apresentam atividade antifúngica frente a Candida spp. resistente ao fluconazol.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva dos Santos, L., Oliveira, P. R. do N., & Nobre Junior, H. V. (2017). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DERIVADOS DO LAPACHOL FRENTE A ISOLADOS DE CANDIDA SPP. RESISTENTES AO FLUCONAZOL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4955. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29979

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica