ESTUDO DAS BIBLIOGRAFIAS DO CURSO DE DIREITO
Resumen
Apresenta um estudo comparativo entre a bibliografia básica indicada no curso de graduação em Direito e o acervo bibliográfico impresso disponível no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC)onde é desenvolvido o projeto Atualização do Estudo das Bibliografias do Curso de Direito, com o objetivo de verificar se a primeira é contemplada pela segunda. Justificado por abranger um dos critérios de avaliação do MEC e por auxiliar o curso na perspectiva de aquisições de livros futuras. As bibliotecas universitárias recebem regularmente visitas do MEC que verificam se o acervo existente na Instituição está alinhado ao plano de ensino, atendendo às exigências do INEP para credenciamento, avaliação e recredenciamento dos cursos. A Biblioteca da Faculdade de Direito, local onde é desenvolvido o trabalho, é especializada na área e atende ao curso, estando localizada no prédio da Faculdade. Estudo descritivo e documental. Como metodologia resgatamos a bibliografia básica das disciplinas no site do curso de Direito, realizamos a pesquisa no catálogo online do Sistema de Bibliotecas da UFC e verificamos a existência ou não dos livros. Analisamos os dados dividindo-os por departamento: público, privado e processual. No Departamento de Direito Público estão situadas 21 disciplinas, com um total de 192 títulos indicados entre elas e, entre estes, 162 estão no acervo da UFC. No departamento de Direito Privado estão também dispostas 21 disciplinas, com 196 títulos indicados, dentre eles 136 estão em posse da UFC. No Departamento de Direito Processual temos 148 títulos indicados nas 25 disciplinas, dos quais 109 estão presentes no acervo da UFC. A partir desse montante, observamos que o Sistema de Bibliotecas da UFC compreende um percentual de 74,25% da bibliografia básica indicada para o curso em questão. Concluímos que somente uma disciplina, que é optativa, não possui nenhum dos seus livros indicados na bibliografia básica no Sistema de Bibliotecas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Costa Delfino, A. J., & Morais de Freitas, C. (2017). ESTUDO DAS BIBLIOGRAFIAS DO CURSO DE DIREITO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5134. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30158
Número
Sección
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.