IDENTIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS PARA O ESTUDO DA AGRICULTURA ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA
Resumo
O presente trabalho é parte integrante de um conjunto de ações de pesquisa – ensino – extensão mais abrangente, englobadas sob a denominação de “Estudo diagnóstico da agricultura orgânica e agroecológica do estado do Ceará”. Constitui uma das etapas iniciais do projeto e tem como objetivo identificar variáveis a partir de experiência dos sujeitos da agricultura orgânica e agroecológica e de princípios e conceitos validados na literatura nacional e internacional. As aproximações ao conhecimento que os diversos atores sociais do desenvolvimento têm de suas realidades é difícil de ser realizada a partir de metodologias de corte tradicional, sendo necessário utilizar instrumentos metodológicos direcionados para a participação dos diferentes sujeitos do desenvolvimento da agricultura orgânica e agroecológica. Para atender ao objetivo, parte a uma pesquisa do tipo qualitativa, do tipo descritivo, explicativo e exploratório, utilizando-se uma abordagem participativa, sendo uma pesquisa orientada aos sujeitos da agricultura orgânica e agroecológica, utilizando-se como instrumento metodológico a aplicação de entrevistas semi-estruturada direcionadas de forma intencional, não probabilística, e utilizando-se de pesquisa bibliográfica em literatura nacional e internacional. Para organização e análise dos dados obtidos, utiliza-se a Análise de Conteúdo com Categorias de Análise. A análise dos resultados obtidos encontra-se em andamento mas espera-se com isso, gerar variáveis que são de entendimento comum entre os atores envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira do Rego, G. R., & Rojas, G. G. (2017). IDENTIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS PARA O ESTUDO DA AGRICULTURA ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5208. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30232
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.