OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFC.
Resumo
A Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Esta primeira edição da OCESQ foi destinada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de Química (bacharelado e licenciatura), Química industrial, Engenharia química e Farmácia das Universidades Estaduais, Federais, Faculdades e Institutos de Educação em todo o estado do Ceará. Este trabalho relata as atividades desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) que fazem parte deste projeto. Os bolsistas foram engajados ao estudo dos conteúdos das disciplinas de Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica, Química Geral e Química Orgânica, para aprofundamento e auxílio no atendimento aos estudantes dos Cursos de graduação de Química da UFC; Desenvolveram atividades experimentais no Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais III e Participaram da organização da Solenidade de Premiação da I OCESQ. A troca de conhecimentos entre os bolsistas da OCESQ e os demais estudantes dos cursos de Química da UFC mostrou ser um meio de incentivo ao aprofundamento dos estudos nesta área. Outro fator importante observado foi a satisfação dos bolsistas e alunos olímpicos ao participarem da entrega da premiação, acompanhando os medalhistas e demais premiados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barbosa de Freitas, D., Simões da Silva, B., Barros, C. A., & Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, N. V. (2017). OLIMPÍADA CEARENSE DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5354. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30378
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.