PESQUISA DE CAMPO SOBRE EQUIPAMENTOS E OBJETOS DE TRABALHO DOS TRABALHADORES DE RUA (AMBULANTES) E OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FORTALEZA.

Autores

  • Maria Izabel de Mesquita Rocha
  • Amanda Maria Barrozo de Lima Morais Rodrigues
  • Thamilys Barbosa Lima
  • Bruno Douglas Rodrigues Barbosa
  • Solange Maria de Oliveira Schramm

Resumo

Este trabalho tem por objetivo reunir dados preliminares sobre equipamentos ou objetos de trabalho dos trabalhadores de rua e da construção civil em Fortaleza - cidade, como outras tantas no país, marcada por altos índices de ocupação informal de sua população economicamente ativa. Seja no espaço urbano ou nos canteiros de grandes ou pequenas obras são encontrados objetos improvisados pela criatividade popular. Os resultados desse levantamento de campo irão contribuir para subsidiar pesquisa mais ampla intitulada "O Artefato Popular na Construção e Apropriação do Espaço da Cidade", aprovada recentemente no CNPq e cadastrada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Este trabalho ainda está em início de implantação. Para uma avaliação preliminar da estratégia a ser utilizada no decorrer do trabalho, foram realizadas inicialmente coletas de dados, com o levantamento gráfico e fotográfico, e informações a respeito dos objetos utilizados por ambulantes e em canteiros de obras, previamente selecionados pelas pesquisadoras que já desenvolviam esse trabalho anteriormente. Essa coleta propiciou a organização desses artefatos em categorias de acordo com sua utilidade e função e o levantamento de suas respectivas medições possibilitando o seu desenho na ferramenta AutoCAD. Observou-se através desses levantamentos um padrão de semelhança na construção de alguns objetos. Embora se perceba que alguns instrumentos possuam características de industrialização, a criatividade fica perceptível ao observar os detalhes que os compõem e que têm relação com a realidade e tipo de trabalho que cada um realiza. A coleta obtida ainda encontra-se insuficiente para a amplitude desse trabalho. Pretende-se então refinar os métodos de abordagem, coletar dados em campo sobre a rotina dos trabalhadores (deslocamentos, horários, modos de apropriação de espaços, etc.), realizar mais levantamentos para aumentar o acervo de informações e posteriormente divulgar a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rocha, M. I. de M., Barrozo de Lima Morais Rodrigues, A. M., Lima, T. B., Rodrigues Barbosa, B. D., & Schramm, S. M. de O. (2017). PESQUISA DE CAMPO SOBRE EQUIPAMENTOS E OBJETOS DE TRABALHO DOS TRABALHADORES DE RUA (AMBULANTES) E OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5381. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30405

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica