A QUÍMICA DA BELEZA – UMA AULA INTERATIVA
Resumo
O PIBID Química UFC, com o intuito de atrair e despertar a curiosidade dos alunos e utilizando a contextualização dentro dos conteúdos previstos na matriz curricular de Química apresentados em sala de aula, desenvolveu uma atividade abordando a química envolvida em produtos de beleza e/ou de cuidados com a pele. Neste contexto, selecionou-se turmas do 20 ano do Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Ressalta-se que a atividade foi planejada com a preocupação de ser aplicada em escolas sem laboratório de química, isto é, em sala de aula, usando materiais de baixo custo e com a participação direta dos alunos na execução de cada experimentação. Usando uma aula de 50 minutos, foram abordados os conteúdos referentes à: Modelos atômicos, pH, indicadores ácido-base, oxirredução, separação de misturas, funções orgânicas, catalisador e cinética química. Após a explanação de cada conteúdo foram realizados experimentos, relacionados ao tema, que foram distribuídos ao longo da sala facilitando, portanto, a participação efetiva de todos os alunos na atividade. A contextualização se mostrou como uma forte ferramenta que auxilia na assimilação dos conteúdos pela observação e análise dos fenômenos que ocorrem frequentemente no nosso cotidiano, propiciando assim, o desenvolvimento crítico e cognitivo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Após a realização da atividade, percebeu-se uma grande aceitação por parte dos alunos, uma vez que os mesmos se mostraram participativos e curiosos, ratificando, portanto, que uma aula de Química pode ultrapassar a barreira da monotonia ocasionada pela metodologia puramente tradicional de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo, F. M., Costa, S. da S., Bonfim, K. R., Rodrigues, J. C., Marcelino Araújo, D. E., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). A QUÍMICA DA BELEZA – UMA AULA INTERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5565. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30589
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.