EXPERIMENTO REAL E VIRTUAL EM AULAS DE FÍSICA
Resumo
Nas aulas de física do Pibid fazemos a seguinte indagação: qual é a importância do laboratório de física para os processos didáticos de ensino e de aprendizagem de física? O professor de física encontra muitas dificuldades para fazer com que o aluno aprenda de forma coerente e duradoura, para além da simples memorização. Numa aula expositiva na sala de aula, em parceria com Objetos de Aprendizagem (OAs) para a demonstração de fenômenos da natureza, os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo. Ou seja, a diversificação da metodologia com o experimento demonstrativo ajuda na aproximação da realidade do aluno. O experimento dá grande significado para o aprendizado em física. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica que emprega dois OAs na forma de experimentos, um real e um virtual para potencializar o ensino/aprendizagem de física. Particularmente, utilizando o rádio sem pilha como experimento real, com material de baixo custo, podemos instigar no aluno a curiosidade do funcionamento de uma onda eletromagnética. Para analisar o espectro eletromagnético utilizamos o software de um experimento virtual disponível no PHET, sobre a formação e propagação da onda eletromagnética; onde se pode visualizar, através da simulação computacional, o fenômeno acontecendo. Por outro lado, o experimento com o uso de material de baixo custo pode superar uma das grandes dificuldades da escola, que é a implementação de laboratórios de ensino. No entanto, percebe-se que um experimento utilizando material de baixo custo, ou seja materiais cotidianos de fácil acesso ao professor e ao aluno, sejam capazes de demonstrar um fato experimental do dia-a-dia do aluno. Esses recursos enriquecem a aula tornado o ensino de física mais palpável e de fácil compreensão. A implantação desses recursos didáticos potencializam as aulas de física, tornando até possível dizer que as aulas de física ficaram mais fáceis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva, J. M., Pereira da Silva, G. V., Costa, B. B., Mesquita Celso, W. J., Rodrigues dos Santos, V., & Araujo Silva, M. A. (2017). EXPERIMENTO REAL E VIRTUAL EM AULAS DE FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5644. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30668
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.