A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE FOMENTO AO APRIMORAMENTO PESSOAL NO AMBIENTE ACADÊMICO E SOCIAL.
Resumo
A Aprendizagem Cooperativa se destaca como uma metodologia aplicável em todas as esferas institucionais e sociais sendo capaz de possibilitar uma atmosfera de aprendizado que visa a perspectiva cooperativa, de modo a amenizar os efeitos da competitividade negativa existente nas pessoas. O estudo em questão parte de uma análise empírica da realidade de 300 bolsistas, classificados entre efetivos e voluntários, veteranos e novatos, os quais a cada mês do semestre acadêmico estão expostos a 48 horas de atividades fundamentadas nos pilares da Aprendizagem Cooperativa (AC) nas suas diferentes facetas. O objetivo principal foi observar o quanto isso influenciou na sua formação humana elencando ganhos individuais e coletivos. Um dos diferenciais desse público a ser avaliado é a pluralidade e a interdisciplinaridade proporcionada pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa dentro da Universidade Federal do Ceará. Nele, os estudantes têm a oportunidade de romper as barreiras do seu departamento de origem, deslocando-se a outros centros. Também tem a oportunidade de interagir com diferenças que lhe exigem uma aplicabilidade efetiva de todo o conteúdo absorvido nas oficinas de capacitação e nas células, que são um produto particular dos articuladores recém chegados ao programa como meio de experimentarem a cooperação. O principal insumo, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, foram os relatos de experiência escritos por cada articulador, durante o semestre 2018.1, com o auxílio de um software designado Atlas.Ti, no qual será possível filtrar as inúmeras informações disponibilizadas acerca desse ganho pessoal alcançado pelos bolsistas, com destaque para as que abordam as atividades de célula. Ao final, podemos destacar que 80% dos bolsistas destacaram a AC como elemento importante no processo de crescimento acadêmico. Observou-se também uma melhora significativa de cada bolsista no seu crescimento pessoal e na sua maneira de encarar e contribuir com o ambiente de estudo.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Ferreira Sanches, B., Diniz Bezerra Oliveira - 015868693-45, M., Arley da Silva Santos - 060938613-17, F., & Rosa Vieira, H. (2019). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE FOMENTO AO APRIMORAMENTO PESSOAL NO AMBIENTE ACADÊMICO E SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3803. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54156
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.