A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO REALIZADA ENTRE OS ARTICULADORES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS (PACCE) DURANTE O SEMESTRE 2019.1
Resumo
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é um programa que adota a metodologia da Aprendizagem Cooperativa e cujo um dos objetivos é colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. No PACCE, parte da análise de desempenho dos bolsistas novatos e veteranos são feitas através da escala likert, podendo ser atribuídas notas de 1 a 5, sendo 3 o patamar médio, o 4 e 5 muito acima da média e o 1 e 2 evidenciam que o bolsista apresentou comportamentos abaixo do esperado. Nessa avaliação há 5 critérios relacionados a aprendizagem cooperativa que devem ser observados durante os encontros e um espaço destinado a comentários gerais sobre os critérios. O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo identificar o que ocasionava as falhas no processo de avalição dos veteranos realizado pelos articuladores (bolsistas novatos) e a partir dos resultados obtidos propor ideias que possam ser aplicadas para solucionar essas falhas e deste modo obter avaliações mais confiáveis, visto que esse processo avaliativo começou a ser implementado no segundo semestre de 2018 e enfrenta alguns desafios, tais como a atribuição de notas muito altas ou baixas sem explicitar uma justificativa para elas. Foi aplicado um questionário com articuladores, contendo perguntas abertas e fechadas, como: se eles conseguiam perceber a importância dessas avaliações, além das principais dificuldades encontradas durante esse processo avaliativo. Finalizada a etapa de coleta de dados, os resultados obtidos tornaram possível concluir que os articuladores ainda não entendem por completo o processo de avaliação, sendo necessário trabalhar de forma mais clara os critérios que são adotados, de forma que contribua para o entendimento deles e há a necessidade de trabalhar a responsabilidade individual quanto ao tempo que demoram para realizar essas avaliações, visto que quanto mais postergam a realiza-las menos condizentes com a realidade elas são.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Clara de Sousa Araujo, A., Jamili Sousa Silva, M., & Rosa Vieira, H. (2019). A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO REALIZADA ENTRE OS ARTICULADORES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS (PACCE) DURANTE O SEMESTRE 2019.1. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3828. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54181
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.