A PARCERIA PROFESSOR-ESTUDANTE E A SOLIDARIEDADE: CONSTRUÇÕES EM UMA OFICINA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Resumo
A construção de parcerias em sala de aula é fundamental para o surgimento de um cenário propício ao ensino e aprendizagem que beneficiem todos os envolvidos nessas ações. Entre o professor/facilitador e os estudantes da rede pública de ensino, a solidariedade e a cooperação precisam ser estimuladas, principalmente quando a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C), metodologia de ensino sistematizada por David W. Johnson & Roger T. Johnson, é adotada nas ações pensadas para sala de aula. Além de apresentar essa importância, o presente trabalho objetiva demonstrar, por meio da experiência de facilitar uma oficina de produção textual com a abordagem da A.C, como a parceria professor-estudante e a solidariedade são construídas com as práticas cooperativas. Além disso, à luz de estudos de teóricos como Ovejero (1990) e Tognetta e Assis (2006) pretende-se refletir sobre os temas da parceria professor-estudante e da solidariedade, discutindo a essencialidade do desenvolvimento dessas parcerias no ambiente educacional, focando nas escolas da rede pública que são os ambientes de principal atuação do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) da Universidade Federal do Ceará. As oficinas abordadas neste trabalho foram aplicadas em duas escolas da rede de ensino estadual do Ceará, entre 2018 e 2019, por uma bolsista do projeto Letras Solidárias, pertencente ao PRECE. Foi possível observar por meio da experiência em oficina de produção textual como as parcerias entre professor-estudante-estudante e a solidariedade são desenvolvidas com o tempo por meio da A.C. Conclui-se, portanto, que apesar dos desafios, novas perspectivas de ensino e aprendizagem tornam-se urgentes e que o PRECE, como programa de estímulo à cooperação e à solidariedade na escola, se coloca como um caminho para implementação de novas estratégias pedagógicas, não só levando a A.C para a sala de aula por meio de oficinas para os estudantes, mas como incentivador do docente também.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Maria do Nascimento, A., & Portela, A. da S. (2019). A PARCERIA PROFESSOR-ESTUDANTE E A SOLIDARIEDADE: CONSTRUÇÕES EM UMA OFICINA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3836. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54189
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.