A PRESENÇA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO AMBIENTE DA EMPRESA RETEC JR
Resumo
A Universidade Federal do Ceará dispõe de diversos programas e projetos que visam a preparação do aluno para o mercado de trabalho e para uma formação profissional de qualidade. Entre esses projetos encontram-se as Empresas Juniores, foco principal deste trabalho, na qual foi abordado um estudo de caso onde a empresa em análise foi a empresa RETEC Jr., associação civil sem fins lucrativos, composta por alunos da Universidade Federal do Ceará. O artigo tem por objetivo analisar e apresentar a aplicação de alguns dos pilares da aprendizagem cooperativa, como : a história de vida, a interdependência positiva, a responsabilidade individual, e o feedback dos membros que compõem a empresa. O estudo foi feito com base na análise das atividades que já acontecem na empresa e a abordagem de técnicas que podem ser exercidas usando a metodologia da aprendizagem cooperativa. Deste modo, foram abordados diálogos esclarecendo os pilares da aprendizagem cooperativa, nos quais os dados foram obtidos por meio de aplicação de entrevistas, aplicação de questionários com perguntas relacionadas ao entendimento e aplicação dos pilares da aprendizagem cooperativa. Com isso, foi possível concluir que tais práticas constituem um método bastante utilizado nessas instituições, porém, de maneira relativamente inconsciente, pois o entendimento desses pilares não é claro, logo, trabalhando cada um com mais foco, atenção e direcionamento, foi possível obter resultados mais fortes e consistentes, propiciando para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de conexões.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Sousa Cesar, R., & Bustamante Junior, J. de D. (2019). A PRESENÇA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO AMBIENTE DA EMPRESA RETEC JR. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3839. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54192
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.