A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O presente relato discorre sobre as experiências vividas por um grupo de alunos do Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas – PRECE –, membros do projeto de Iniciação à Docência, numa turma profissionalizante de LIBRAS de 2º ano na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaqueira – nome fictício. O relato tem como objetivo relatar e divulgar como foi vivenciada a experiência desse grupo de futuros docentes ao serem desafiados a planejar e executar uma aula cooperativa na disciplina de Português para uma turma mista profissionalizante, ou seja, que contém alunos que exigem uma necessidade educacional especial: os surdos; e alunos ouvintes. Este relato tem como justificativa dar a importância que a educação inclusiva merece: faz-se necessário preparar os futuros professores a se portarem em situações como a vivenciada por esse grupo, além de divulgar um pouco sobre como funciona a aprendizagem cooperativa. Por fim, a técnica JIGSAW serviu para aproximar os alunos e para aprofundar o conteúdo, tirando quaisquer que fossem as dúvidas dos alunos, sejam eles surdos ou ouvintes, o que causou uma maior, e mais eficiente, absorção do que estava sendo estudado. Assim, a educação cooperativa passou a ser, também, uma educação inclusiva, onde os alunos ouvintes passaram a colaborar com os alunos surdos e vice e versa, criando uma relação mais harmônica e mais eficiente entre os alunos daquela turma.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Pedro de Andrade Sousa, J., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3843. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54196
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
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