APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
Resumo
Resumo Este trabalho nasceu a partir da trajetória vivenciada no Programa de Estímulo a Cooperação na Escola – PRECE durante o ano de 2019 na condição de bolsista e aluna da Universidade Federal do Ceará – UFC. A pesquisa se embasa na vivência ocorrida dentro de duas células cooperativas em duas escolas da Rede Pública de Fortaleza – Ceará, com turmas de 1° e 3° ano do Ensino Médio. Na condição de bolsista novata participava e observava as atividades realizadas com os alunos pela bolsista veterana, a célula cooperativa ocorria uma vez por semana no contra turno dos alunos num período de 4 horas na escola pública EEFM São José do Pici das Pedreiras, localizada no bairro Bom Sucesso, Fortaleza – Ce, no período de abril a maio de 2019. Durante esse período tive a oportunidade de conhecer outros bolsistas, ter o contato direto com os alunos e suas realidades. Com isso, percebi e analisei a metodologia da aprendizagem cooperativa na prática. No segundo semestre tive a experiência de montar uma célula cooperativa de teatro na escola E.E.E.P Marly Ferreira Martins, os encontros ocorriam em dois dias na semana com duração de duas horas para cada dia e turma, durante o período de setembro a novembro, a metodologia usada fazia com que os alunos adquirissem um papel de protagonismo dentro do processo de ensino – aprendizagem, aliando a interdependência positiva para obter a assertividade. Com isso, consideramos as habilidades sociais para a obtenção da assertividade dentro da metodologia utilizada na célula Cooperativa. A empatia utilizada em programas visou aumentar as competências sociais trazendo um resultado positivo e consequências favoráveis pois o indivíduo habilidoso, consegue desempenhar tarefas indesejáveis, desenvolvendo um comportamento para relacionamentos mutuamente benéficos. O Prece me proporcionou uma vivência essepcional dentro e fora do ambiente escolar, trazendo á tona sentimentos como interdependência, confiança e empatia pelo outro.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Alves da Silva, I., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3856. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54209
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.