O PRECE DXS PROTAGONISTAS
Resumo
O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) como um mecanismo de ensino e extensão dentro da Universidade Federal do Ceará proporciona a coexistência de estudos e processos empíricos no que se refere ao aprendizado discente. Neste sentido, o projeto de Web Série "O PRECE dxs protagonistas", do Memorial do Prece foi articulado com o objetivo de trazer a público o diálogo da aprendizagem cooperativa com o protagonismo em uma situação de antigos participantes do Prece (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola). O projeto proposto pelo professor Manoel Andrade, coordenador geral do Programa, e desenvolvido pelo aluno Gabriel Omar Batistuta Brito de Freitas, do curso de Cinema e Audiovisual na UFC, com o apoio de gestores e professores do Prece, visa trazer para debate o empoderamento cidadão e o protagonismo comunitário de personagens importantes que passaram pela história do Programa. Participaram das entrevistas estudantes participantes da bolsa, membros oficiais e ex-membros do Programa, discentes e formados em cursos de graduação e pós-graduação da UFC. O presente projeto visa estimular o debate sobre como a metodologia de aprendizagem cooperativa, ao longo da história, trouxe bons frutos tanto para determinados personagens quanto para a própria instituição, tendo estudantes que articularam desde projetos de desenvolvimento local para as comunidades de onde vieram (ex.: Cipó, Pentecoste) quanto alunos que tocaram projetos de pesquisa internacionais. Além das entrevistas, pesquisas foram estimuladas para a composição do aparato teórico que viria ser posto em discussão com os filmes. Finaliza-se esse projeto com a ciência de que tornar público os resultados obtidos pelo Prece é também divulgar a importância do protagonismo para a aprendizagem cooperativa, em um âmbito universitário.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Omar Batistuta Brito de Freitas, G., & Madja dos Santos Feitosa, A. (2019). O PRECE DXS PROTAGONISTAS. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3915. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54268
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.