VÍDEOS COMO FERRAMENTA NAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA BÁSICA
Resumo
A disciplina Microbiologia Básica da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como objetivo o estudo dos métodos que conduzem ao isolamento, identificação, classificação, quantificação, controle e atividades dos microrganismos. Para alcançar tal meta aulas teóricas e práticas se complementam e estas últimas são ministradas no Laboratório Didático de Microbiologia (LADMI), do Departamento de Biologia da UFC. No semestre 2019-1, referido laboratório foi interditado por problemas estruturais e para minimizar o prejuízo, os principais temas práticos foram apresentados na forma de vídeos com adição de legendas para facilitar a apresentação. Este material foi elaborado pelos monitores da disciplina com o apoio de alunos da disciplina Estágio a Docência I e II do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN - UFC). Para alcançar esse objetivo contamos com o apoio do Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMAB) do Departamento de Biologia da UFC e do Laboratório de Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Tecnologia do Ceará (ITF-CE), onde foram realizadas as filmagens. O conteúdo e roteiro dos vídeos foi baseado no livro Microbiologia Básica de Soares et al. (1991). Nove vídeos foram produzidos, com destaque para coloração de Gram e antibiograma, técnicas tradicionais em microbiologia. No total, 160 alunos de quatro diferentes turmas foram contemplados com o material produzido. A avaliação das aulas, incluindo a didática dos monitores e pós-graduandos, assim como o material audiovisual, foi executada pelos alunos através do uso de questionários, que foram previamente avaliados por um comitê de ética. Ao todo, 104 alunos responderam ao questionário, sendo que destes, 86% afirmaram que os vídeos auxiliaram na fixação e aprendizado dos conteúdos reduzindo o impacto negativo da interdição do LADMI no semestre 2019-1. Os vídeos produzidos serão periodicamente atualizados e utilizados com ferramenta didática nos próximos semestres.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.