INCONTINÊNCIA URINÁRIA E DISFUNÇÃO SEXUAL FEMININA: ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS VALIDADOS
Abstract
A incontinência urinária (IU) afeta em torno de 1/3 da população feminina, impactando negativamente na satisfação sexual, por estar associada a maior probabilidade de abstinência sexual, a preocupação com a perda durante o sexo e a repercussão na sexualidade do parceiro. Entretanto, pouco é discutida a correlação entre a gravidade da IU com a susceptibilidade ao desenvolvimento da disfunção sexual. Esse trabalho tem como objetivo correlacionar os escores dos instrumentos ICIQ-UI/SF (Gravidade da IU) e FSFI (Função sexual) em mulheres com incontinência urinária.Trata-se de um estudo de caráter misto, observacional e transversal, feito no ambulatório de Uroginecologia da MEAC-UFC, de setembro de 2016 a fevereiro de 2018. 88 mulheres > 18 anos, com grau de prolapso de órgãos pélvicos menor ou igual a 3 e com vida sexual ativa, responderam ao Internacional Consultation on Incontinence Questionnaire – Urinary Incontinence/Short Form (ICIQ-UI/SF) e ao Female Function Sexual Index (FSFI). A condição socioeconômica das participantes foi avaliada a partir do Critério de Classificação Econômica Brasil, além de ter sido feita uma análise qualitativa com base em entrevistas gravadas, aprovada pelo comitê de ética.A média de idade entre as participantes de 52,26 anos. Além disso, 62 consideraram a atividade sexual importante, das quais 42(67,74%) justificaram com base em motivações relacionais, para 21 o sexo não era importante e 5 não responderam. Entre as 72 mulheres com vida sexual ativa, 40(55,55%) afirmaram que a IU prejudica sua satisfação sexual. Não houve correlação entre os achados dos questionários analisados, o que também foi reforçado pela análise qualitativa. Apenas a classe socioeconômica influenciou estatisticamente nos resultados dos testes. Conclui-se que, mesmo diante de resultados divergentes, mais estudos são necessários para analisar profundamente a relação entre o grau da IU com o da disfunção sexual nas mulheres acometidas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.