O CONCEITO DE (AUTO)BIOGRAFIA EM UMA NARRATIVA FRAGMENTADA
Resumo
O livro K – Relatos de uma busca (KUCINSKI, 2014) é composto por relatos, em outras palavras, uma narrativa que contém diversos narradores que ocupam as mais variadas posições dentro da história. A obra é construída por capítulos com alguns elementos que sugerem uma interdependência - ainda que haja uma forte conexão entre cada capítulo, e a ordem importe para a construção daquela narrativa particular -, com uma linha temporal fragmentada na narrativa, o que dá ao leitor a sensação de viver junto ao personagem central o processo de perda e busca de um ente querido. Com isso em mente, analisamos trechos do livro, centrando a investigação nos diversos tipos de narradores e seus impactos na construção de uma narrativa com elementos biográficos e, ainda, como isso se traduz nas diversas resistências que permeiam o texto. Para este estudo utilizamos como base teórica Bosi (1996), a fim de compreender melhor os processos de resistência dentro de uma narrativa; Chiapini (1997), com suas ponderações acerca do foco narrativo; Dalcastagné (2016), ainda sobre a importância dos processos de resistências de natureza literária; Roman (1993), que propôs um breve estudo sobre a teoria de polifonia de Bakhtin – já que a obra estudada possui diversos narradores - e Lejeune (2008), que teoriza sobre pacto entre leitor e autor para a existência de uma narrativa autobiográfica, ou nesse caso, biográfica. O resultado da presente investigação nos levou a concluir que é possível pensar K. como um romance com elementos biográficos, ainda que haja uma multiplicidade de vozes. Essa característica é, no entanto, volátil, por aparecer somente algumas vezes, pincela o romance com informações pessoais do autor, tal fato permite que o leitor crie laços mais estreitos com as personagens da obra e que entenda como a obra é algo concreto, mesmo que possua elementos ficcionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.