VOCÊ PODE NO ENEM! RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO GEOGRAFIA/PIBID NA ESCOLA ESTADO DO AMAZONAS.
Resumo
Neste trabalho relata-se uma experiência do subprojeto Geografia numa escola de ensino médio. Sabe-se o quanto os alunos e as próprias escolas almejam a aprovação daqueles em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio. No sentido de contribuir com essa questão, algumas intervenções foram propostas com o objetivo de informar aos alunos acerca da diversidade de cursos que é ofertada no sistema de seleção unificada, como também orientá- los sobre a forma de funcionamento do sistema. A metodologia ocorreu por meio da elaboração de um projeto com vistas à exposição de dados e informações sobre o sistema, como também informações básicas dos cursos que tinham preferência nas duas turmas de terceiro ano do ensino médio; realização de aulas com conteúdo relativo às ciências humanas e suas tecnologias; preparação de uma prova semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (ENEM), com ajuda de professores; aplicação do primeiro simulado ENEM da escola no ano. Após a realização as provas foram corrigidas possibilitando a entrega do resultado aos alunos antes da aplicação do segundo simulado realizado pela coordenação escolar. Isso permitiu um comparativo da evolução do aluno. Com a realização deste subprojeto podemos compreender melhor o convívio no ambiente escolar como também a participação no processo de formação do aluno para a realização de provas de caráter regional como os vestibulares UECE e o próprio Exame Nacional do Ensino Médio, podendo notar uma evolução no progresso do aluno como estudante em relação aos conteúdos assim dando uma contribuição considerável na busca ao acesso ao ensino superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.