COMO AS MUDANÇAS NA POLÍTICA MUNDIAL REVERBERAM NO BRASIL ?
Resumo
O presente trabalho origina-se da pesquisa realizada ao longo do ano de 2020 pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará que tem como eixo as transformações democráticas que ocorreram nas democracias ocidentais no último período. Nesse sentindo, a perspectiva abordada neste exercício busca evidenciar como as mudanças democráticas na política mundial reverberam em mudanças políticas no Brasil. Verifica-se a importância de apontar alguns fatores que geraram as modificações na política mundial e como esses fatores se reproduziram no cenário interno, ou seja, o trabalho se propõem a apontar o realinhamento das forças políticas nacionais e a forte identidade grupal no processo eleitoral de 2018. Assim, a pesquisa tem por objetivo compreender e elencar esses fatores, além de buscar trazer de forma mais exemplificativa como essa desconsolidação da democracia ocorre no Brasil a partir de um ascenso de forças autoritárias. Dessa forma, a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se dá por levantamentos em artigos científicos, pesquisas e livros que abordem a temática, ou seja, por um viés teórico e qualitativo. O intuito central é averiguar como as mudanças na política mundial também ocorreram no Brasil. Dessa maneira, os resultados obtidos através do que já foi pesquisado até aqui evidenciam que o ascenso de discursos autoritários reproduzidos a partir do processo eleitoral de 2018 são frutos dessas mudanças que ocorreram nos últimos anos na política mundial.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Viana Gomes, L., & Alves de Aquino, J. (2021). COMO AS MUDANÇAS NA POLÍTICA MUNDIAL REVERBERAM NO BRASIL ?. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4178. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64052
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.