CRIARTE: A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS(AS) DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal, analisar como a arte interfere no processo de formação e desenvolvimento dos(as) graduandos(as) de Pedagogia da Faced/UFC, observando o desenvolvimento e a ação dos indivíduos na criação e formação dos manuseios artísticos, e também visa fomentar nos(as) educandos(as) a possibilidade de criação e criatividade perante as artes expressivas não verbais, incentivando a aprendizagem por meio da arte de forma criativa e lúdica. “A falta de capacitação e incentivo ao professor, no período de sua formação quanto à criatividade, limita sua atuação aos ditames de uma escola conteudista, mecânica e não desafiadora para o aluno”, conforme Souza e Alencar (2006, p. 22), por isso é tão relevante que a criatividade seja um assunto fomentado e discutido na formação docente e nas instituições de ensino. A pesquisa tem natureza descritiva, assim, com objetivo de explicitar as características de determinada população, a partir das relações entre variáveis (GIL, 1999). A metodologia utilizada foi a revisão da literatura em artigos e livros sobre o tema e encontros quinzenais realizados pela plataforma on-line WhatsApp, para discussão do texto previamente escolhido. Dessa forma, foi possível observar e acompanhar a participação dos discentes nas atividades propostas. O projeto teve início em 2020.1, desfrutando de 12 encontros. Com isso, percebeu-se que, com a discussões sobre o tema na graduação, os discentes tiveram ações mais reflexivas sobre a autonomia, a autoconfiança e a criatividade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pereira, A. do N., Lima Gonçalves, N., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). CRIARTE: A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS(AS) DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4186. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64060
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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