ETNOBOTÂNICA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE O CAMPO E A UNIVERSIDADE.
Resumo
O PET Agrarias Conexões de Saberes atua em comunidades rurais, prioritariamente em assentamentos rurais, realizando atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão. A Etnobotânica no contexto dessas realidades, é um dos temas que constitui um projeto de pesquisa em andamento dentro do Programa. Atualmente os estudos sobre essa temática, em áreas rurais, tem evidenciado o encontro entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico. Isso caracteriza a Etnobotânica como importante espaço de diálogo de saberes, onde se analisa e enfatiza os conhecimentos locais e as interações entre os povos e as plantas. No Brasil os assentamentos rurais cultivam desde plantas alimentícias e condimentares, para subsistência, até plantas medicinais para fins terapêuticos, plantas ornamentais, e outras variedades, que constituem uma grande diversidade de plantas. Dessa forma, contribuem para a conservação da biodiversidade e uma melhor utilização dos recursos ambientais. O objetivo da pesquisa, em curso, é a partir do levantamento Etnobotânico, identificar os saberes envolvidos nesse diálogo. Nesse artigo, especificamente, pretende-se fazer, através da revisão de literatura, uma breve discussão teórica para enfatizar pontos importantes na perspectiva etnobotânica de estudos realizados em assentamentos rurais brasileiros. Metodologicamente, foram utilizadas, nesse primeiro momento, teses e dissertações produzidas no Brasil sobre o tema. Conclui-se que com a sistematização dessas produções, evidencia-se o importante diálogo de saberes campesinos e acadêmicos e prepara-se uma base teórica inicial para a pesquisa em andamento.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Raianny Carneiro, C., Conceição Cavalcante Oliveira, A., Gomes Vieira, M., & Lucia de Sousa Moreira, M. (2021). ETNOBOTÂNICA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE O CAMPO E A UNIVERSIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4215. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64089
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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