IDENTIFICAÇÃO ÉTNICA E RACIAL NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resumo
O projeto de pesquisa de identificação étnico-racial do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC foi uma iniciativa motivada pelos acontecimentos globais gerados pelo assassinato de George Floyd em maio de 2020. Esperava-se com a pesquisa, além de um posicionamento político nas mídias sociais, obter um panorama referente à inclusão racial e algumas de suas perspectivas, tais como a quantidade de pessoas pretas dentro do curso, sua ocupação em projetos, suas percepções sobre o engajamento da universidade etc. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva para analisar a inclusão racial dentro do curso, utilizando-se de um formulário online que foi disponibilizado para os alunos nas redes sociais. Sendo assim, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira a coleta de dados e a segunda o estudo dos resultados, por meio de planilhas e gráficos. O formulário obteve 64 respostas, dentre as quais 4 pessoas se identificaram como pretos. Amarelos e indígenas obtiveram 1 resposta cada, os demais declararam-se pardos ou brancos. Destaca-se que dos 4 indivíduos autodeclarados pretos, todos estudaram em escolas públicas e metade alegou não se sentir incluído no curso e na universidade. Ademais, 19 indivíduos afirmaram que o curso possui uma baixa inclusão e 8 declararam ter presenciado ou sofrido preconceito racial no contexto universitário. Dessa forma, a pesquisa, juntamente com os dados coletados, mostrou que o racismo, não só ainda é muito presente na sociedade como está mais perto do que imaginamos, é uma realidade que ocorre dentro do ambiente universitário e do curso de Engenharia de Produção. O que demonstrou a necessidade de realizarmos mais esforços para lutarmos de maneira efetiva por um ambiente mais inclusivo e antirracista. Por fim, foi gerada uma publicação nas redes sociais das entidades envolvidas, além de um link para acessar conteúdos relacionados ao Black Live Matter - movimento que está à frente de manifestações antirracistas pelo mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.