MÍDIAS SOCIAIS: A REINVENÇÃO DO PET AGRONOMIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • KÉssia Vanessa Gomes de Lima
  • Ana Beatriz Pereira Batista
  • Érika Beatriz de Lima Castro
  • Rosilene Oliveira Mesquita

Resumo

Devido ao decreto estadual de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que no Ceará teve início em 17 de março de 2020, as Universidades tiveram que fechar suas portas, suspendendo as atividades presenciais, o que limitou os projetos de pesquisa, ensino e extensão. O PET Agronomia também foi muito afetado nesse período, sendo que a quase totalidade de suas atividades planejadas para 2020 seriam realizadas no formato presencial, e, diante do novo cenário, houve a necessidade de adaptação e reinvenção no planejamento. No começo foram encontrados muitos desafios, mas logo novas ideias foram surgindo e o grupo demonstrou muita resiliência para produção de materiais de qualidade para a comunidade acadêmica e externa. Assim, foi intensificada a utilização das redes sociais, destacando-se o Instagram, com quadros semanais e mensais, trazendo conteúdos informativos, e outros materiais didáticos, como cartilhas e folders. A organização de eventos, também foi uma adaptação, utilizando de plataformas como Google Meet, Youtube e Instagram para realizar as palestras, lives e vídeos para cumprir os cronogramas dos eventos. Nesse período, houve a criação do site oficial do PET Agronomia com domínio da UFC, onde foi mais um espaço para compartilhamento de material didático e informativo, como folhetos informativos (TecnoPET), Jornal O Gafanhoto, folders, cartilhas didáticas, resenhas e formulários para participação de eventos. Em suma, o Instagram atualmente conta com um total de 1.423 seguidores, 1.131 contas alcançadas e 11.517 impressões. O YouTube alcançou 274 inscritos e um somatório de 4.142 visualizações dos vídeos. O site conta com aproximadamente 6.204 visualizações, 1.135 usuários acessando do período de julho a dezembro de 2020. A partir desses resultados, é notório que o PET Agronomia teve uma ascendência significativa nas mídias sociais alcançando tanto o público acadêmico como o público externo mesmo num período adverso.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Vanessa Gomes de Lima, K., Beatriz Pereira Batista, A., Beatriz de Lima Castro, Érika, & Oliveira Mesquita, R. (2021). MÍDIAS SOCIAIS: A REINVENÇÃO DO PET AGRONOMIA DURANTE A PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4248. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64122

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial