PSICOLOGIA E DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DE DISCUSSÕES EM SEXUALIDADE E CLÍNICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
A formação de profissionais da saúde vem se transformando nas últimas décadas. Uma dessas mudanças se baseia na busca de inserir efetivamente na educação de novos estudantes discussões relacionadas a temas como a sexualidade, gênero e inclusão da população LGBTQIA+. Com isso, vários movimentos estudantis vêm conquistando e lutando para conseguir cada vez mais essa inserção nas grades rígidas dos cursos de graduação. O trabalho em questão consiste em um relato de experiência acerca da utilização do grupo de estudos (GE) como ferramenta possível a esse processo. Foi organizado por bolsistas do PET - Psicologia do campus de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará e ocorreu durante o ano de 2020. Objetiva-se descrever a experiência ocorrida com diversos alunos que participaram dos encontros grupais e a importância dos mesmos em suas formações. O grupo de estudos ocorre com frequência semanal e duração de 2h por encontro, e conta com leituras prévias da bibliografia básica e complementar recomendadas. Suas discussões se baseiam nos temas relatados anteriormente e de como essas questões atravessam a prática profissional, sua clínica e a ética. Como resultado, o GE atingiu um público médio de 40 pessoas no ano e obteve uma grande aprovação tanto dos participantes quanto dos organizadores, produzindo como decisão grupal a criação de novas turmas nos semestres consecutivos com o objetivo de difundir para mais estudantes o conhecimento ali compartilhado. Concluiu-se que a ferramenta funciona como apenas um de outros possíveis métodos que busquem promover esses diálogos. Destaca-se também a necessidade de estudos mais aprofundados e continuados acerca dos temas, reconhecendo-os como essenciais para noções de cuidado e saúde.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Bandeira, R., Ruth Nishiyama Soares, M., & Rosa Elias, L. (2021). PSICOLOGIA E DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DE DISCUSSÕES EM SEXUALIDADE E CLÍNICA LGBTQIA+ NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3942. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64468
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
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