A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TURMAS DE 1š AO 5š ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Falar em letramento matemático, ainda soa estranho aos ouvidos de muitos; de maneira geral, só se reconhece o termo ‘letramento’ para denominar o processo de aquisição da leitura e da escrita na Língua Portuguesa; o fato é que ainda se faz muito presente na escolarização inicial a ideia de que primeiro é preciso garantir a inserção nos processos de leitura e de escrita para depois desenvolver o trabalho com as noções matemáticas. A pesquisa objetiva analisar a formação do professor que ensina matemática em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do letramento matemático. Fundamentamos esse trabalho nos estudos de Trindade (2014), Nacarato, Freitas, dos Anjos, Moretto (2017) sobre Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento, e Santos (2016), sobre o currículo de Matemática e as avaliações externas. A pesquisa é do tipo exploratória e abordagem qualitativa, dentro dessa abordagem um tipo de pesquisa, o estudo de caso. Procedimentos de coleta de dados: o questionário, o mini memorial, portfólio, enquetes, fóruns de discussão e como estratégia de pesquisa o grupo focal on-line. A pesquisa encontra-se em andamento, alguns resultados iniciais apontam para a necessidade de formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de ensino, visto que dos 18 sujeitos da pesquisa, 18 professores, citam a insegurança durante a sua ação docente, pois na sua formação inicial não tiveram a oportunidade de estudar sobre o letramento matemático. Diante desses discursos, percebemos essa dificuldade, pois muitos desconheciam o termo letramento matemático, associavam a palavra letramento, apenas ao ensino da leitura e escrita dos alunos das séries iniciais. Enfim, a perspectiva em letramento matemático aplicada no curso de formação docente, ampliou a consciência dos professores sobre essa perspectiva, onde o mesmo compreendeu que o letramento é uma atividade social e colaborativa sendo assim, essencial a sua práxis docente.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Coeli Freitas Batista Prata, G., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TURMAS DE 1š AO 5š ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. Encontros Universitários Da UFC, 5(5), 3053. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/65880

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior