A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB
Abstract
Neste trabalho o nosso principal objetivo visa analisar o conceito de internacionalização da educação superior, a partir do caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e compreender como ocorre essa no âmbito de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, com ênfase nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP. O foco da análise consiste em analisar a mobilidade acadêmica como um dos elementos mais característicos da internacionalização da educação superior. Para melhor compreendermos a institucionalização desta instituição internacional que promove a integração cultural e saber científico, o estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental (MEDEIROS, 2011); e em estudos realizados por (MOROSINI, 2006; CASTRO; NETO, 2012) e outros. Apesar de forma parcial, conclui-se que o investimento no campo educacional como tem sido através dessa política de integração e internacionalização via campo educacional entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa, irá trazer benefícios a curto, médio e ao longo prazo em diversas áreas vitais para o desenvolvimento local urbano dos municípios cearense e do recôncavo baiano onde está inserida os campis da UNILAB, e outros municípios vizinhos devidos os investimentos público e privado que vem ocorrendo desde a sua inauguração até os dias atuais, e consequentemente dos Estados membros da CPLP, e demais países parceiros da UNILAB.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.