AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ECONÔMICOS DE TELECONSULTAS NA DOENÇA DE PARKINSON EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM LEVANTAMENTO DE BENEFÍCIOS DE ECONOMIA DE TEMPO E DE GASTOS FINANCEIROS.

Autores

  • Jezica de Sousa Assuncao
  • Pedro Henrique Avelino Oliveira
  • Adeline Louise Lopes Damasceno
  • Letícia Chaves Vieira Cunha
  • Danielle Pessoa Lima
  • Pedro Braga Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no Brasil. Devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), a implementação de telessaúde para a prestação de cuidados de saúde urgentes e contínuos tornou-se necessária. OBJETIVO: Avaliar aspectos econômicos e benefícios de economia de tempo e de gastos financeiros das consultas presenciais dos pacientes com DP do serviço de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) que foram atendidos por teleconsultas por videochamadas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo experimental aleatorizado em andamento que iniciou em maio de 2020, com indivíduos diagnosticados com DP. Após 30 dias da primeira teleconsulta, foi realizado um novo teleatendimento, no qual foi aplicado um Questionário Econômico por meio da plataforma online do Research Eletronic Data Capture (REDCap) que aborda aspectos sobre gastos de tempo e de dinheiro relacionados às consultas presenciais. RESULTADOS: Participaram do estudo 83 invídiduos com média de idade de 68 anos, sendo 49 do sexo masculino. Do total, 42 (50,6%) relataram usar carro próprio para ir às consultas. Em relação ao tempo gasto desde a saída de casa para a consulta até a volta, 67 (80,7%) gastam pelo menos 180 minutos. Em relação aos gastos financeiros, 26 (31,3%) gastam pelo menos R$50,00 com o transporte, 45 (54,2%) tiveram gastos com lanches e 21 (25,3%) pacientes e/ou acompanhantes deixam de ganhar algum valor por causa da ida à consulta presencial. 34 (40,9%) acompanhantes e 10 (22%) pacientes faltam ao trabalho para ir à consulta. CONCLUSÃO: A maior parte dos indivíduos com DP e acompanhantes têm gastos financeiros significativos com o transporte e dispõem de tempo considerável com transporte e espera para consulta. Dessa forma, a teleconsulta se mostrou uma alternativa de prover cuidados em saúde de uma forma que proporcione economia de tempo e de gastos financeiros ao paciente com DP.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação