BASEADO EM FATOS RACIAIS: ANÁLISE DE NARRATIVAS SOBRE O SERVIÇO DOMÉSTICO NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Resumo
Este trabalho busca analisar narrativas acerca do serviço doméstico no Brasil, no contexto da pandemia do coronavírus. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -PNAD 2019 - 3,9 milhões de pessoas empregadas no serviço doméstico eram mulheres negras. A crise econômica, originada pela pandemia global, deixou inúmeras destas trabalhadoras desempregadas. Muitas foram demitidas, ou morreram vítimas da covid por não terem o direito à quarentena ou acabarem sendo contaminadas por seus patrões. O objetivo central do trabalho é analisar a repercussão gerada por três episódios denunciados nas redes sociais, por ativistas negros. O primeiro caso de morte por covid foi o de Cleonice Gonçalves, de 63 anos. A doméstica foi infectada por seus patrões que contraíram o vírus na Itália, durante o carnaval. Outro caso bastante emblemático foi o do filho da doméstica de uma importante família pernambucana. Mirtes de Souza a mãe de Miguel, deixou seu filho sob os cuidados de sua patroa, Sarí Corte Real enquanto levava o cachorro para fazer suas necessidades. Sarí deixou a criança entrar sozinha no elevador. Ocasionando a queda seguida da morte do menino, de apenas 5 anos de idade. Por último analisamos a repercussão do caso de Madalena Gordiano, que viveu 38 anos sob condições análogas à escravidão, pela família Milagres Riqueira. Madalena era beneficiária de uma pensão de 8,4 mil reais que foi utilizada pela família que a manteve em cativeiro para pagar a faculdade de medicina da filha. As classes média e alta brasileiras, ressignificam o termo senzala, reproduzindo uma visão colonial desumanizadora com relação às domésticas. Reeditando uma relação escravizada-sinhá, enraizando em nossa cultura que estas pessoas não tem direito sequer à própria vida, tampouco aos direitos trabalhistas. É neste quadro que as análises são feitas utilizando a Etnografia digital e denúncias feitas por ativistas negros nas redes, como método fundamental desta investigação em andamentoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.