“BRICOLAGEM, ALIANÇAS E PRODUÇÃO DO COMUM”: CARTOGRAFIA DE PRÁTICAS CULTURAIS PERIFÉRICAS DO COTIDIANO DE COLETIVOS JUVENIS EM FORTALEZA
Resumo
O presente relato está vinculado à realização de doutorado em Psicologia do PPGP-UFC. O público-alvo da pesquisa são jovens integrantes de coletivos juvenis/movimentos sociais da periferia do Grande Bom Jardim de Fortaleza. Consideramos nesta pesquisa “coletivos juvenis/movimentos sociais” como sinônimos semânticos. Situam-se nesse projeto como objeto de pesquisa as práticas culturais juvenis enquanto expressões típicas de juventudes como break, dance, hip-hop, rap, graffiti, pichação, funk, punk e outras, experienciadas por coletivos juvenis presentes no território da periferia. Objetiva-se cartografar as intervenções e tensões de práticas culturais periféricas sob a perspectiva de coletivos juvenis/movimentos sociais enquanto educação não-formal e informal em Fortaleza, a partir de um estudo metodológico com base na Pesquisa-Intervenção sob o método da cartografia, aliando a perspectiva da Pesquisa Ação Participativa Crítica. Os procedimentos metodológicos são: questionário online, grupo focal, e diário de campo. O estudo se divide em dois eixos: Eixo I: foi criado um questionário quanti-quali no Google Forms, permitindo identificar ao máximo o número de integrantes e movimentos sociais, e composto de questões objetivas e subjetivas. O recrutamento foi aleatório e não probabilístico por conveniência. Foram perguntados blocos de perfil sociocultural, socioeconômico, memória e atuação do grupo e questões subjetivas. Eixo II: tem sido realizado um estudo qualitativo com coletivos juvenis/movimentos sociais do Grande Bom Jardim. Esta etapa tem sido realizada no Google Meet. A análise dos dados consistirá na Análise do Discurso foucaultiana com uso do software Atlas Ti versão 8.4.2, e no software estatístico SPSS versão 21 para os dados quantitativos. Esta pesquisa poderá colaborar com as discussões relacionadas ao contexto escolar com interfaces na educação informal e não-formal, políticas de juventudes, campo dos estudos culturais juvenis e interseccionalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.